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sábado, 2 de julho de 2011

Gestor que é Gestor Mata a Cobra e Mostra o Pau!!!!

Existe problema sem solução?? Tenho certeza que não!!! Um problema pequeno pode ficar maior?? Sim muitooooo maior!!!

Todos nós estamos cansados de saber que os problemas fazem parte do nosso dia-a-dia, problemas com a equipe que não produz o suficiente, problemas com o faturamento, problemas com a logística que demora as vezes na entrega, problemas no recebimento das notas, problemas com a rotatividade, problemas com as cobranças constantes dos chefes, problemas com aquele cliente,problema com o projeto que não anda, problemas em casa, com os filhos, com o gerente do banco; são tantos que se listarmos entramos em seríssima depressão....

Na Gestão dos conflitos, aprendemos que dividir um problema em partes e resolvê-lo parte a parte, revendo todo o processo do início ao fim, pode ajudar muito a resolvê-lo com mais efiçácia e eficiência. Aprendemos também que quanto mais velho um problema fica, mais difícil será para resolvé-los , principalmente quando a outra parte se desgasta emocionalmente na espera da solução que nunca veêm. Ou seja ,a regra é, viu um problema, resolva na hora!!!

Se aprendemos tudo isso na faculdade e temos consciência que nossa produção vem do cliente, porque alguns gestores deixam seus clientes esperando a tão sonhada solução??

O que vemos nos dias de hoje é: - Deixa que fulano resolve!! Ele é bom ,ele resolve!!
O jogo de empurra e a omissão de alguns gestores nos pequenos problemas, fazem esses pequenos problemas se tornarem grandes, gerando um desgaste enorme em todo processo, podendo colocar em risco um trabalho de anos.

Se vendemos agilidade na prestação de serviços, temos que vender a previsão dos problemas, um bom gestor , conhece todas as áreas de risco de sua empresa. Conhece todos os processos, e sabe aonde pode ocorrer os erros, e nesses pontos deve trabalhar para evitá-los. Logo a primeira regra de todas é : - Evite os problemas!!! Saiba antecipa-los!!! Planeje!!!

Neste contexto, o que esperemos dos Gestores de hoje é que matem a cobra e mostre o pau!!! Desta forma, seus colaboradores ficarão orgulhosos de trabalhar com uma pessoa que ajuda, que apresenta soluções , que direciona a equipe em busca da melhor opção e não fica perdendo tempo procurando os culpados. Procurar culpados é perder um tempo precioso na solução , tempo que muitas vezes não dispomos.

Dicas para solução de problemas:

1- Pensamento Crítico ( Envolve 4 Etapas)
       *Manter as Dúvidas e evitar os julgamentos, obter condições mentais para criar.
       *Concientização das pespectivas de solução dos problemas: Organizacional, Tecnológica e Pessoal
       *Testar as auternativas usando sua experiência.
       *Observar as limitações Organizacionais e Pessoais.

2- Etapas da Solução:

      1º: Análise do Problema: o problema é definido e analisado em conjunto devido existirem diferentes idéias entre as pessoas a fim de chegar a um consenso para buscar soluções, identificados através de falhas ou sentimento de necessidade e analisado com base nas perspectivas.
     2° Entendimento do Problema: é um período de investigação, coleta de dados para um estudo mais aprofundado para entender melhor o problema, Identificar causas através de fatos entrevistando pessoas envolvidas fazendo anotações com base na analise de documentos ou questionários, saber por que não foi solucionado identificando resumidamente o problema, seus fatores e o que o mantêm.
     3°Tomada de Decisões: são observadas e debatidas as possíveis soluções, escolhendo-se a melhor, identificar o que deve ser feito as metas que a empresa quer alcançar e quais os recursos disponíveis e opções possíveis, sendo que deve ser com calma, pois recursos são limitados.
     4° Projeto de Soluções: depois de escolhida a melhor solução ela deve ser projetada através de um projeto lógico: onde são descritos recursos, processo operacional geral e o que a organização quer e um projeto físico que é a descrição de equipamentos, construções, pessoal e estoques do que o projeto lógico oferece.
     5°Implementação: conceitos teóricos são testados no mundo real e mudanças podem ou não ser efetuadas com base nos resultados dos testes que auxiliarão as empresas, pois se atender as necessidades permanece como está no momento, se a resposta for negativa, novamente é reiniciado o processo de tomada de decisões com base nestas etapas.


Há Gestores que preferem usar o fluxograma abaixo, mais cuidado!!!! kkkkkk






Leia mais no Oficina da Net: Análise de Problemas: Capacidade de Pensamento Crítico

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