Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Simulação de Negociação

Hoje, agradeçam a inspiração da postagem ao Blog do Professor Ari. Leitura sempre boa, informativa para os gestores e negociadores. Li uma postagem nesse Blog , que me fez lembrar de uma dinâmica passada num dos cursos que venho participando, envolvendo negociação , planejamento , análise e decisão.

A dinâmica proposta pelo Márcio Miranda , especialista em negociação e treinamento de equipes, figurava a negociação de um fusca 69. A cada dois participantes eram classificados como vendedor e comprador, e recebiam um texto com as instruções de negociação.

Ao vendedor  era sabido que o comprador vinha de muito longe para ver o carro, que um fusca 69 original no mercado atual era em torno de 10.000 e o fusca pertenceu ao pai do vendedor.

Ao comprador era sabido que a mulher de um dos integrantes de uma dupla sertaneja queria presenter ao marido com o primeiro carro que a dupla começara a carreira e para tal fim dispunha de 80.000 para a compra do fusca 69.

O resultado desta dinâmica me fez  perceber como anda o mercado de negociadores, pude ter como conclusão que 80 % das duplas negociou o carro por em média 12 000 a 13 500 e apenas um participante vendeu por mais de 80.000 o fusca! Adivinhe quem??

Concluindo, a arte de negociar envolve técnica e sabedoria, saber analisar o outro, suas reações, seus olhares, seus sentimentos, ouvir a respiração e prever  qual será o proximo passo. E Vai a dica para quem vende algo: Peça pouco e venderá por pouco!!! Ao professor Ari que sou Fâ , agradeço as dicas pois negociar é uma arte para poucos!

Nenhum comentário: