Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Recrutamento Interno - RI

Resolvi falar um pouco de recrutamento interno dentro das organizações.

Ontem lendo um informativo de uma empresa , constatei como pode ser benéfico para a organização esse tipo de oportunidade aos funcionários, trazendo motivação aos departamentos e objetivos pessoais aos colaboradores além de aumentar a produtividade da empresa.

Muitas empresas despreparadas para esse processo se arriscam no RI , que quando mal executado , pode desmotivar os colaboradores e trazer consequências irreverssíveis aos colaboradores.

Recutamento Interno com "cartas marcadas" também pode desmotivar e muito os colaboradores que participaram , depositaram suas esperanças e depois ficaram sabendo que o cargo já era de outro antes mesmo do processo começar.

Muitos gerentes acham que seus funcionários são incapazes de descobrir as mentiras e armações para privilegiar uma indicação ou uma amizade dentro da organização, sujeitando sua gestão a falta de confiança por parte de seus funcionários.

Falo tudo isso de experiência própria, pois participei de um RI em uma empresa que trabalhei que tinha carta marcada e somente depois de todo processo descobri as armações da gerência para contratar a pessoa desejada. Lembro que esse fato simplismente me fez perder a confiaça na Gestão , passando a duvidar de tudo que a mesma falava ou determinava. Mais a vida segue.....

Pensando nesses aspectos vai algumas dicas para que o RI seja legítimo e confiável pelos colaboradores de uma empresa.

1- Crie um comité de RI com profissionais éticos e capacitados tecnicamente.
2-O comité estabelecerá as regras de participação no processo de RI.
3- As regras tem que ser claras, objetivas e expostas a todos os colaboradores.
4- Os gerentes ou supervisores de departamentos devem ser alertados pela empresa em não tentar impedir seus colaboradores a participar dos processos, mesmo que esses colaboradores sejam fundamentais a esses departamentos.
5- Todo o  processo de seleção interno deve ser claro, e igual a todos os colaboradores que estão pleiteando a mesma vaga.
6- O comité de RI deve avaliar mensalmente o andamento do colaborador as suas novas funcões e o departamento que liberou seu colaborador quanto a produtividade.

O mais importantente de todas essas dicas é : Estabeleça regras claras e objetivas.  Somente com as regras claras e objetivas os colaboradores podem se sentir seguros a participar do RI.
 

Nenhum comentário: