Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Rotatividade e Abstenceismo!!!

Resolvi hoje levantar um tema que muito me preocupa atualmente dentro das organizações, a rotatividade e o abstenceísmo. A rotatividade é a quantidade de vezes que um cargo é ocupado por colaboradores diferentes em um período de tempo, já o abstenceísmo é a quantidade de vezes que um colaborador falta ao trabalho por motivos diferentes. Os dois conceitos são preocupantes pois ambos terminam na baixa de produtividade, causando assim, prejuízos a organização.

As causa das definições acima podem ser descritas como básicamente insatisfação do colaborador pois o mesmo passa a se esconder do trabalho atrás de desculpas e atestados médicos, até que a situação chegue ao limite da demissão ou abandono do emprego...

A rotatividade , por ser uma repetição dos problemas organizacionais com indivíduos diferentes, nos faz repensar muito sobre as formas de Gestão empregadas deste o recrutamento, seleção, Treinamento e Desenvolvimento do novo colaborador. Se em menos de dois anos ninguém parou em um determinado cargo o sinal vermelho do Gestor deve acender, pois alguma falha no processo deve estar ocorrendo gerendo custos e desgastes emocionais a todos na organização.

O processo deve ser reavalidado deste a seleção , contratação e seus métodos , pois esse é o primeiro passo para reduzir a rotatividade uma vez que se contrata um indivíduo com o perfil exigido pela empresa e todo processo é claro e transparente, facilita muito a vida do Gestor na lapidação deste novo capital humano.

Fazer com que o colaborador cumpra suas funções motivados e satisfeitos é o grande desafio do gestor , mais contratar pessoas certas para o cargo certo , costuma ser um desafio ainda maior pois compromete todo o processo seguinte.

Nenhum comentário: