Pesquisar este blog

sábado, 6 de novembro de 2010

O LIXO ....

Estamos acostumado no nosso dia a dia, resolver problemas de todas as naturezas. Problemas pessoais , organizacionais fazem parte nosso cotidiano e como adiminstadores passamos por eles as vezes com tanta naturalidade que nem sentimos que os mesmo são resolvidos desta forma. Como administradores somos capazes de nos manter frio, analítico, perceptiveis e sensíveis aos problemas, mas o que fazer quando o Gestor não acompanhou a formação de um problema? Simplismente foi transferido a um departamento ou empresa, com o único objetivo de ser a solução para todos os problemas gerencias presentes.

 Posso comparar essa situação a um problema que vivemos no nosso prédio. O Lixo! Isso mesmo, O Lixo!
Mudamos recentemente ao um novo apartamento. Todos os dias pela manhã como em qualquer condomínio, todos seus moradores decem com seu respectivo lixo e o colocam na lixeira fora do prédio para que o carro do lixo passe no período da noite recolhendo o lixo. Porém , por nossa rua , ser uma rua de passagem de grande numero de pessoas de todas as classes sociais, nosso lixo todos os dias é revirado, desembaldo e totalmente bagunçado por pessoas que estão de passagem a procura de algo. O Problema maior é que nesse ato , essas pessoas não se contentam em abrir as sacolas de lixo, mais espalham parte do lixo no chaão, na porta do prédio, causando uma impressão que o edifício é um edifício que mora pessoas sem esse tipo de preocupação.

Comecei a perceber de minha varanda o perfil das pessoas que mexiam no lixo e nenhuma delas parecia morrer de fome, apenas se preocupavam em catar latinhas, garafas pet, papeis e outros produtos que podiam ser reciclados. Por algumas vezes abordei essas pessoas advertindo-as pois o problema não é mexer no lixo e sim a bagunça deixada na porta.

Depois de pensar um pouco me ocorreu a ideia propor aos moradores que separassem melhor seu lixo e trocassemos a lixeira do lado de fora do prédio por 3 lixeiras maiores destas de fábricas, separadas por nomes , latas, plásticos etc. Não sei se resolverá o problema mais tenho certeza que estaremos dando um pouco mais de dignidade a quem precisa de mexer no lixo, facilitando a ele que pegue os reclicados que quizer sem sujar a porta do prédio...

O Gestor deve ter a mente aberta , pois muitas vezes uma simples atitude pode resolver o problema de forma sustentável, ajudando o meio ambiente e as pessoas.



Assim que a idéia for implantada , conto o resultado! Vamos torcer pra dar certo!!!

Nenhum comentário: